O Rauss&Tunas – Festival Solidário de Tunas Mistas em Bragança é uma atividade que muito nos orgulha em organizar e concretizar. É um evento que foi criado para servir dois propósitos; por um lado, contribuir, através da doação integral da receita da bilheteira do Teatro Municipal de Bragança, para uma Instituição ou Associação de caráter social ajudando, desta forma, as pessoas mais carenciadas e, por outro, juntar um conjunto de Tunas, normalmente quatro, para brindarem a população local com a sua boa música e disposição. 
O Festival é concretizado, anualmente, em maio, num fim-de-semana acordado entre a Tuna, o Teatro Municipal e o Município de Bragança. As Tunas chegam à cidade na sexta-feira e encantam a noite e o público ao som dos seus acordes e vozes que transformam o momento numa bela serenata. Posteriormente, damos a conhecer a todas as Tunas os bares da cidade e, claro, a noite acaba por ser longa e, por vezes, dura de “tanto andarem”! 
No dia seguinte, sábado, fazem um Passe Calhes Solidário pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança e pelos demais Centro Sociais e Paroquiais desta localidade que tão bem os sabe acolher. Os utentes destas instituições ficam felizes e comovidos por estes estudantes os ajudarem a esquecer os problemas, as ansiedades e as preocupações que, por vezes, têm. Levamos afeto, carinho e amizade! Levamos boa disposição, música e boémia! Trazemos também a sua ternura, conhecimento e histórias únicas, especiais e sinceras. 
Posteriormente, no início da noite deste dia, as Tunas dirigem-se para o Teatro Municipal para atuarem com as suas belas músicas para o público presente no Teatro Municipal. Finalmente, após a atuação da nossa Tuna que encerra o espetáculo, são entregues os prémios do Festival, são apresentados os agradecimentos a todos e, claro, entrega-se o cheque com o valor integral da bilheteira à Instituição de caráter social escolhida para esse ano. 

Orgulhamo-nos destes momentos! Orgulhamo-nos desta grande causa! Orgulhamo-nos de ser assim!