Considerando o percurso assumido e a capacitação da Tuna para a obtenção de resultados de qualidade, tornou-se fundamental darmos a conhecer ao público em geral este percurso, por muitos considerado de sucesso. Este trabalho resultou das ambições e vontades de todos os membros que integram esta associação, especialmente dos membros mais novos que, amável e corajosamente, apresentaram a necessidade de se desenvolver uma obra que retratasse a história da Tuna e as vitórias tidas no decorrer destes anos. Contar a história da Tuna é, sem dúvida, contar um pouco da história individual de cada um dos membros que, com empenho, carinho e amizade, contribuíram para o seu crescimento e expansão quer na comunidade académica quer no universo tunae.
A presente obra insere-se no projeto comemorativo da primeira década de existência da Tuna e foi lançada, no dia 2 de novembro de 2019, em conjunto com um álbum constituído pelos dez temas originais mais épicos desta década. Para além da publicação da obra em formato físico e ebook, o projeto contempla a gravação do single A Tuna! que foi lançado no dia 3 de novembro de 2018 por ocasião da comemoração do IX aniversário.
Com a concretização desta obra pretende-se retratar os momentos vividos na academia e na cidade de Bragança pela Tuna, relatar as várias experiências e dificuldades tidas no decorrer deste percurso e, consequentemente, partilhar com o mundo a história daquela que, provavelmente, é uma das Tunas mais reputadas no universo das Tunas Mistas em Portugal. Finalmente, procura-se promover a reflexão e o debate na comunidade Tunae, contribuir para a expansão da literatura na área, e, claro, disseminar a marca e imagem desta enorme associação.
Esperarmos que aprecie este trabalho!
Compre Cópia Física ou Ebook – Chiado Books : https://www.chiadoeditora.com/livraria/a-tuna-uma-decada-de-historias
Ficha técnica:
Designação da obra: A Tuna! Uma década de histórias
Autor da obra: Bruno Miguel F. Gonçalves
Editora: Chiado Books
Edição de imagem: Vasco Rafael da Costa Carvalho
Desenho e ilustração: José Alberto Nogueiro Rodrigues